A Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia – FAPERON, lançou na terça-feira (03), em Rolim de Moura, o programa RetifiCAR, iniciativa que pretende fortalecer os sindicatos de produtores rurais e habilitá-los para auxiliar os produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O lançamento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação do Presidente do Sistema Faperon/Senar Rondônia, Hélio Dias; o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Antônio Lagos; produtores rurais e autoridades locais.
O programa foi criado pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e será promovido na região Norte, com o intuito de auxiliar os produtores rurais com instruções técnicas sobre a retificação do CAR. Em Rondônia, o programa será promovido pela Faperon, em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheira; e com parceiros do setordo do agro e meio ambiente.
Neste programa piloto de retificação de pendências e conclusão da regularidade do CAR das propriedade rurais, os três sindicatos rurais envolvidos, terão o suporte técnico de profissionaisvde uma empresa contratada especialista na área ambiental. Conforme o presidente da Federação, Hélio Dias, pontuou durante o lançamento, a meta é retificar as pendências de 500 a 600 CAR, até o final do mês dezembro de 2023.
Para ter acesso ao programa, procure os sindicatos rurais envolvidos no programa, e obtenham as informações necessárias sobre os benefícios que o CAR retificado pode oferecer, dentre eles:
• Acesso ao crédito rural com melhores condições de financiamento;
• Acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA);
• Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
Após a retificação e conclusão da análise pelo órgão estadual, o produtor receberá um comprovante assegurando que o processo foi concluído com sucesso, permitindo que ele tenha acesso a todos os benefícios garantidos pela lei, como acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), acesso a crédito, seguro.
Veja galeria de fotos: