O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar/RO) está empenhado em promover a excelência na produção de grãos no estado. Nesse sentido, trouxe o renomado consultor Augusto Batista, de Goiás, para uma imersão de dois dias na cadeia produtiva de grãos, visando aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos profissionais envolvidos.
Augusto Batista, que iniciou um projeto piloto em 2018 e desde então acumulou vasta experiência, compartilhou seu conhecimento com supervisores e técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial do Senar.
Além de receber instruções teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as dependências da Fazenda Serra Verde, recepcionados pelo engenheiro agrônomo responsável pelas fazendas, Raul Trevisan; pela coordenadora de dados agropecuários, Giovana Ghedin e pelo estagiário, Gustavo Segaspini; puderam acompanhar todo o processo envolvido na produção de grãos e visitaram a Sustenutri, onde conheceram de perto as técnicas de secagem e armazenagem de grãos.
Com base nessa capacitação, os técnicos estão prontos para iniciar seus trabalhos de campo, inicialmente atendendo a região central do estado e a região do Vale do Mamoré. No entanto, o objetivo é expandir a assistência técnica, contratando mais profissionais capacitados para alcançar outras regiões e atender um número ainda maior de produtores.
Para o Superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, a perspectiva é de crescimento contínuo na cadeia de grãos do estado. Ele ressalta a importância de capacitar o corpo técnico para garantir que o trabalho realizado em campo seja de excelência, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola em Rondônia. Com iniciativas como essa, o Senar reafirma seu compromisso em promover o conhecimento e a capacitação dos profissionais do campo, impulsionando o progresso da cadeia produtiva de grãos no Estado.