Na última semana, o Senar Rondônia promoveu a Primeira Excursão Técnica da Cacuicultura, um evento que reuniu cerca de 300 produtores rurais cacauicultores de todo o estado. O cenário escolhido para essa experiência foi a propriedade do produtor Deoclides Pires, bicampeão do Concurso Nacional de Qualidade Categoria Varietal.
Há quatro anos, Deoclides abraçou a Assistência Técnica e Gerencial do Senar, dando início a um projeto que transformaria não apenas sua própria trajetória, mas também a realidade de sua família e da comunidade local. O sonho de trabalhar com qualidade se materializou com muita persistência e sucesso na cadeia produtiva do cacau. Hoje, sua propriedade é um exemplo de como é possível agregar valor ao produto final, produzindo não apenas amêndoas de qualidade, mas também subprodutos como mel, nibs e chocolate.
A excursão técnica proporcionou aos participantes a oportunidade de imergir no sistema de produção de Deoclides Pires. Divididos em três grupos, os produtores tiveram acesso a palestras relevantes e atuais para a cultura da cacuicultura. Temas como a agregação de valor a partir de subprodutos do cacau, beneficiamento para produção de cacau fino e poda do cacaueiro foram abordados em três estações de palestras.
Além das palestras, os produtores percorreram toda a propriedade, conhecendo de perto a lavoura e a estrutura de pós-colheita. Para o superintendente do Senar Rondônia, essas excursões técnicas em propriedades modelos são fundamentais para que os produtores possam trocar experiências e conhecer modelos de gestão diferenciados, capazes de gerar impacto positivo na lavoura e na rentabilidade do produtor.
O sucesso da excursão técnica na propriedade de Deoclides Pires não apenas celebra a trajetória de um produtor visionário, mas também inspira uma nova geração de cacauicultores a trilharem caminhos de qualidade, sustentabilidade e prosperidade na produção de cacau e seus derivados.