Amanhã, dia 24 de novembro, em Ilhéus, na Bahia, acontecerá o 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade. Entre os finalistas desta edição, destaca-se a presença de quatro produtores de Rondônia, concorrendo com 5 amostras de amêndoas.
Todos os produtores são assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Rondônia, concorrendo pelo título de melhor cacau do Brasil em duas categorias: Varietal e Blend/Mistura.
Na categoria Varietal, os finalistas são:
- André Luiz Vicente, produtor da Nova União, auxiliado pelo técnico de campo do Senar, César Arcanjo.
- Deoclides Pires da Silva, produtor de Jaru, auxiliado pelo técnico de campo do Senar, Eduardo Spirotto.
Enquanto na categoria Blend, os finalistas incluem:
- Robson Tomaz de Castro Calandrelli, da Nova União, auxiliado por César Arcanjo.
- Deoclides Pires da Silva, de Jaru, com o suporte técnico de Eduardo Spirotto.
- Geraldo Lopes da Silva, assistente pela técnica de campo do Senar, Jéssica Crepaldi.
O Concurso Nacional de Cacau Especial tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade e sustentabilidade na produção de cacau em todo o Brasil, destacando o fruto por meio de chocolates especiais e promovendo esse segmento junto aos consumidores. Consolidando-se como a principal premiação do cacau brasileiro, o concurso é um evento de desenvolvimento da cacauicultura no país.
Elmerson Lira da Cruz, superintendente do Senar Rondônia, destaca: “Os produtores de Rondônia, comprometidos com o modelo de gestão da ATeG, destacam-se como finalistas nesta premiação nacional, demonstrando que a retomada da Cacauicultura no estado passa pela produção de produtos de qualidade, segura e rentável para os produtores.”
Luiz Maurício Leal, gerente de Assistência Técnica e Gerencial, expressa seu orgulho: “Já fui técnico do campo do cacau e hoje, como gerente, ver os produtores e técnicos em lugares de destaque no cenário nacional é emocionante e faz com que a gestão se dedique cada vez mais nesse trabalho que é transformador.”