Menu fechado

Sistema Faperon/ Senar Rondônia entregam biodigestor para propriedade rural no interior do Estado.

A Federação de Agricultura e Pecuária (Faperon) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar) realizou na última quinta-feira (3), a entrega de um biodigestor para o produtor rural,. Clayton Zago Posso, assistido pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG/RO, da cadeia produtiva do Leite localizada no município de Colorado do Oeste. O principal objetivo é promover a melhoria para a propriedade, visando à otimização do gerenciamento de suas atividades e propondo estratégias para a produção.

O Biodigestor entregue foi um pedido do técnico de campo Emanuel Badaró, que assiste os produtores da região, através de um projeto piloto que servirá como modelo na implantação de Unidades Demonstrativas do Senar-RO. O equipamento tem capacidade de até 60kg de esterco, gerando uma produção de 5 a 7 horas de biogás e também 10 litros por dia de biofertilizante natural. O supervisor Kennio Freire e o técnico Emanuel Badaró ressaltaram os benefícios do uso do biodigestor nos imóveis da zona rural e o ganho de qualidade da produção, devido a eficiência econômica de biogás na pecuária de leite, que pode gerar economia no uso do gás e de insumos para adubação de pastagens.

O projeto conta com a gerência do Senar, que realiza o treinamento com os produtores rurais e a implantação, via Programa Ateg leite (programa de gestão das propriedades rurais que envolve todos os processos de gerenciamento na cadeia produtiva leiteira). Com isto o produtor, Clayton Posso, garante a biosseguridade da produção em conformidade com a legislação atual.

A entrega contou com a participação do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Colorado do oeste,  Luismar Gomes; e a mobilizadora Lara Rúbia. Além do técnico da AteG/Leite, Emanuel Badaró; e o supervisor  do SENAR-RO Kennio Freire, que estiveram também orientando sobre a instalação do biodigestor.

 

Veja mais fotos