Menu fechado

Presidente da Faperon se reúne com diretor do Porto público de Rondônia, para tratar de ações para a exportação agrícola no Estado

O presidente da Federação de Agricultura de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, se reuniu com o Diretor do Porto e Hidrovias do Estado (SOPH), Fernando Cesar Ramos Parente, na ocasião eles conversaram sobre a produção agropecuária e questões sobre exportação. O encontro serviu para a discussão de oportunidades de mais escoamento da produção rondoniense por meio do Porto Público.

Para Hélio Dias, a importância desta parceria com porto público nas metas do setor do agronegócio rondoniense é de grande destaque. “Queremos trazer novas possibilidades para a exportação no Estado de Rondônia, através do nosso porto público, então é um novo horizonte que se abre, trazendo aí uma competitividade maior com esse preço que é pago hoje por Rondônia como todo”, afirmou.

Durante a reunião trataram sobre a necessidade de se investir na importação, principalmente da tecnologia de produção, para melhorar a capacidade competitiva das indústrias de médio e pequeno porte, para que elas possam alavancar neste setor.

Foi discutida também a necessidade  de ter um maior volume de investimentos, tanto público, como privado, pelas grandes empresas operadoras no Porto, organizado de exportação e importação em estruturas físicas adequadas de cargas e descargas. Visando de imediato potencializar as exportações de algodão, cafés e carne bovina, buscando otimizar os custos de logística e agregar valor às mercadorias dos produtores de Rondônia, MT e Acre.

Esta reunião serviu como proposta a de troca de experiências, além de alinhar o trabalho estratégico de ação para tornar a indústria mais competitiva.

Segundo o diretor do SOPH, o trabalho em parceria com a FAPERON tem sido um exemplo para alinhamento de ideias e ações. “Estamos juntos na proposta de ampliar mais oportunidades para o escoamento das produções do agronegócio de Rondônia, e alinhando aqui com o presidente da federação, podemos melhorar ainda mais a participação na exportação dos produtos” pontuou.