A Federação de Agricultura do Estado de Rondônia (FAPERON) e o Serviço Nacional de aprendizagem rural (SENAR) participaram na última sexta-feira (30) da Sessão Solene em Homenagem a personalidades e cafeicultores realizada na Câmara Municipal de Cacoal. Na ocasião também foram entregues certificados de honra ao Mérito atribuída ao presidente, Hélio Dias, pelos avanços proporcionados pela Federação ao setor agropecuário e pelas contribuições sociais promovidas pelo SENAR. Luís Maurício Leal, esteve na Sessão Solene em Homenagem a personalidades e cafeicultores, representando o superintendente do Senar, Elmerson Lira da Cruz.
Durante a cerimônia, Hélio Dias foi chamado aos ao centro do plenário para os agradecimentos “A Fapero/Senar sente-sem honrado em participar, e em dar a sua parcela de colaboração a uma mostra de trabalho construído com tanto carinho e que agrega tanto aos setores da nossa economia”, pontuou.
Na ocasião, foram entregues certificados na forma de homenagear as pessoas que prestam serviços no campo, e que contribuem direta ou indiretamente para o progresso e desenvolvimento econômico do município. Este evento estimula os produtores rurais, bem como os técnicos da área a trabalharem enaltecendo a grandiosidade do agro e mostrar a importância de todos eles para o desenvolvimento do Estado e para a vida de cada rondoniense, que, diariamente, consomem produtos derivados do campo.
“Sabemos que a tecnologia vai se aprimorando, e foi necessário a revitalização da cultura do café e do cacau, com o objetivo de aprimorar e produzir mais. E assim nós temos que agradecer o conhecimento dos nossos produtores e liderança, temos que agradecer também o apoio da agro pesquisa, a Embrapa, SEPRAC; IFRO e demais instituições do setor privado, agradecemos também a área de assistência técnica deste processo de revitalização como a Emater e o Senar, que trabalham fortemente com seus profissionais”.
“Tenho visto quanto este Estado está inovando, principalmente na cultura do cacau e do café, na questão na produção de mudas clonadas, da fertilização, poda e agroindustrialização. Rondônia promete muito na questão da modernização e na comercialização avançada na agricultura” enfatizou.
Também foram entregues de certificado de contribuição aos produtores rurais homenageados, assim como cafeicultores assistimos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural RO, um exemplo foi o senhor, Erdoli Knaak. que recebe assistência dos técnicos do Senar.