Dona Rosângela Rodrigues, residente no município de Mirante da Serra, comemora 11 meses de atendimento pelo programa da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Rondônia na cadeia da cafeicultura, assistida pela técnica de campo, Ketlen Lorrana. Antes do programa, a família colhia uma média de 24 sacas de café por ano. No entanto, com o suporte oferecido pela ATeG, foi traçado o planejamento visando aumentar a produção para 40 sacas utilizando a mesma área de cultivo.
Na visita deste mês, a técnica teve uma surpresa ao se deparar com a colheita de 70 sacas de café seco e limpo. Em apenas um ano de acompanhamento, conseguiu quase triplicar sua produção, graças aos pequenos ajustes de manejo recomendados pela equipe técnica. Vale ressaltar que a família sentiu um desafio ainda maior, uma vez que pouco antes de entrarem no programa ATeG, uma tragédia abalou suas vidas: um incêndio que consumiu parte de sua casa e os insumos destinados ao cultivo do café, incluindo a tulha.
Apesar das adversidades, a cafeicultora e sua família se perseveraram com o auxílio dos amigos e vizinhos, reconstruindo sua moradia. Agora, com os ganhos dessa colheita excepcional, eles decidiram reinvestir na atividade cafeicultora. Estão implantando uma nova área de café clonal, com aproximadamente 2 hectares e cerca de 7.000 plantas.
Dona Rosângela não está sozinha nessa jornada. Seu esposo, Anelino Rodrigues, e seus 3 filhos que moram com ela a auxiliam diariamente nos afazeres da lavoura, demonstrando a união, superação e sucessão da família. Com o suporte técnico e gerencial do Senar Rondônia, essa família de cafeicultores de Rondônia está trilhando um caminho de sucesso, superando desafios e obtendo resultados notáveis em sua produção.