O Sistema FAPERON/SENAR Rondônia participou, no dia 9 de maio, do II Encontro Regional de Apicultores e Meliponicultores, realizado no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Cacoal (RO). O evento reuniu apicultores, meliponicultores, pesquisadores, instituições públicas e representantes do setor produtivo em defesa do fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado.
Promovido pela Associação Cacoalense de Apicultores (ACA), em parceria com a Câmara Setorial Melífera, o encontro teve como foco ampliar o debate sobre sustentabilidade, preservação ambiental, regularização da atividade e desenvolvimento econômico do setor.

Representando o Sistema FAPERON/SENAR no evento, o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial (DATEG), Maurício Leal, ressaltou a relevância da união entre instituições, entidades do setor e produtores rurais para impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel em Rondônia. O evento também contou com a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cacoal, Alex Sandro Guaitolini, reforçando o compromisso das lideranças com o fortalecimento da atividade apícola no estado.
Durante a programação, o Sistema FAPERON/SENAR apresentou ações voltadas ao fortalecimento da produção rural, com destaque para as iniciativas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que levam orientação técnica, gestão e inovação ao campo, contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade da produção.
O técnico de campo do SENAR/RO, André Almeida, ministrou a palestra técnica “Viabilidade da atividade melífera no estado de Rondônia”, abordando o potencial produtivo da cadeia do mel, oportunidades de mercado, manejo adequado e perspectivas de crescimento da atividade no estado.
O evento também contou com a participação de importantes instituições parceiras, entre elas Instituto Federal de Rondônia (IFRO), EMATER-RO, IDARON, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Sicoob Credip, sindicatos rurais, consórcios regionais, instituições de ensino e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Entre os temas debatidos estiveram a regularização de apiários, acesso às políticas públicas, levantamento de dados da cadeia melífera, associativismo, cooperativismo e estratégias para fortalecimento do setor no estado.





