Nesta quarta-feira (26), o Sistema Faperon/Senar marcou presença no 2º Workshop de Planejamento Estratégico das Cadeias Produtivas do Cacau e Café, promovido pelo Sebrae, com o apoio de diversas entidades, entre elas Emater, Idaron, Sedan, Unir, Sicoob e as cooperativas Cacauron e Caferon.
O evento teve como objetivo definir estratégias para impulsionar a produção dessas culturas em Rondônia, a partir das informações coletadas no processo de reconhecimento da indicação geográfica dos produtos.
Durante o workshop, foram estabelecidos oito eixos estratégicos fundamentais para o fortalecimento do setor: Pesquisa e Inovação; Transferência de Tecnologia (Assistência Técnica, Extensão Rural e Capacitação); Defesa Agropecuária; Governança e Organização de Classe; Sustentabilidade e Inclusão; Marketing; Comercialização e Logística; e Crédito e Programas Específicos. Cada eixo contempla demandas específicas e diretrizes que visam dobrar a produção de cacau e café no estado, além de otimizar o uso de recursos financeiros e humanos.
No encontro, também foram discutidos e entregues às entidades dois documentos que nortearão as ações institucionais e do setor produtivo organizado. Além disso, foi instituído um comitê de avaliação e acompanhamento para monitorar o desempenho e a entrega de resultados das iniciativas propostas.
O presidente do Sistema Faperon/Senar, Hélio Dias, ressaltou a importância do planejamento estratégico para o crescimento sustentável do setor e enfatizou a necessidade do engajamento de todos os envolvidos na implementação das ações propostas. Ele também agradeceu o apoio do Sebrae e das demais entidades parceiras, reforçando o compromisso do Sistema Faperon/Senar com o desenvolvimento da cafeicultura e cacauicultura em Rondônia.