O Sindicato de Produtores Rurais de Cerejeiras foi palco da Cerimônia de Encerramento e Premiação 2024 do Programa Agrinho, uma iniciativa do Sistema Faperon/Senar que busca levar educação e valores fundamentais para crianças e jovens do campo. Criado em 1995 pelo Sistema FAEP no Paraná, o Agrinho chegou a Rondônia em 2019 e o projeto segue em expansão para incluir mais escolas, ampliando o impacto educacional em escolas rurais do estado.
Os temas trabalhados ao longo do ano incluíram ética, cidadania, saúde, e desenvolvimento sustentável, com um foco especial em educação ambiental nas escolas rurais. O Agrinho promove a interdisciplinaridade, enfatizando a preservação ambiental e a formação integral dos alunos.
Durante o evento, 12 alunos da Escola Municipal Irmã Dulce foram premiados com bicicletas, em reconhecimento ao destaque nas atividades do programa. Oito professores receberão notebooks como incentivo pelo compromisso com a educação e o meio ambiente, enquanto a diretora e coordenadora da escola foram agraciadas com lembranças especiais, como reconhecimento pelo apoio ao programa.
“Conseguimos implementar o programa de forma piloto e com grande êxito este ano,” declarou Wellington Moura Leão, coordenador do Agrinho, ao expressar as expectativas de expansão do projeto para outras escolas em Porto Velho e Candeias do Jamari em 2025.
O Agrinho, por meio do Sistema Faperon/Senar, segue com a missão de formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais de Rondônia, envolvendo alunos, professores e suas comunidades em uma educação que transforma e valoriza o campo.
Agradecemos aos professores Lucia Carvalho, Sueli Anjos, Elizane Rodrigues, Islaine Ribeiro, Raquel Silvia, Rosani Marçal, Beatriz Rizzo, Antônia Rosa, a diretora Elizângela Souza e a coordenadora Edinalva Martins.
A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades como o superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira; o presidente do Sindicato dos Produtores de Colorado do Oeste, Luismar Gomes de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras, Jair Ferro; coordenadora dos programas educacionais da SEMED de Cerejeiras, Maria da Penha; a secretária municipal de Educação, Zenilda Terezinha e a representante da empresa Jussarah, Bianca.
Confira a lista de alunos premiados:
2º ANO
Arthur Gomes De Castro
Asafe Alves Marmentini
Maria Luísa Fernandes Carvalho
3º ANO
Adriana Zarembski Galvão
Davi Luis Teixeira Granzoto
Geovana Vitória Rodrigues Freire
4º ANO
Ana Clara Soares Scheer
Antoni Kruckevicz Murbach
Thalysson Gabriel Cardoso Ribeiro
5º ANO
Davi Croce de Andrade
Davi Vicente Pizapio Rizzo
João Luiz Valentin