Menu fechado

Sistema Faperon/Senar e Sebrae Rondônia promovem curso de Barista em Cacoal

O Sistema Faperon/Senar Rondônia, em parceria com o Sebrae Rondônia, promoveu no município de Cacoal, um ciclo de capacitações focado na excelência da produção cafeeira como parte do programa “Juntos pelo Agro”. A iniciativa integra o plano de ação estratégico do Senar Rondônia, que visa fortalecer a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cafeicultura e aproximar os produtores rurais do projeto IG – Matas de Rondônia, dedicado à valorização de cafés com qualidade de origem.

Entre os dias 20 e 29 de agosto de 2024, 16 produtores rurais de diversas cidades da região e 16 técnicos da ATeG participaram de cursos intensivos no Laboratório Sensorial de Café, localizado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Cacoal. Este espaço, desenvolvido em colaboração com o Sebrae, oferece infraestrutura ideal para o aprimoramento das habilidades necessárias na produção de cafés especiais.

Os cursos, com carga horária de 16 horas cada, foram conduzidos pela renomada barista Helga Cristina Carvalho de Andrade, reconhecida nacional e internacionalmente por sua expertise na área. Divididos em turmas de oito, os participantes tiveram uma imersão completa, que abrangeu desde a identificação de características sensoriais dos grãos até técnicas avançadas de barismo.

Os dois primeiros cursos, realizados entre 20 e 21 de agosto e 22 e 23 de agosto, foram destinados aos produtores, com acompanhamento dos supervisores Darlan Sanches Barbosa Alves e Gino César Bacchi, respectivamente. Já os cursos realizados entre 26 e 27 de agosto e 28 e 29 de agosto foram voltados para técnicos, sendo acompanhados por Darlan Sanches Barbosa Alves e Miriam Gusmão de Jesus.

A analista técnica Andréia Alves Demeu acompanhou os cursos destinados aos produtores, reforçando o compromisso do Sistema Faperon/Senar com a disseminação de conhecimento ao longo de toda a cadeia produtiva.

Fernando Dias Santos, do Sebrae, esteve presente em todos os cursos, garantindo a execução eficaz das capacitações e promovendo a integração entre as instituições parceiras.

Os produtores destacaram a importância do conhecimento adquirido, enfatizando que, além da produção, o processamento e a comercialização dos produtos fazem parte de suas atividades diárias. As habilidades desenvolvidas durante o curso são vistas como fundamentais para o aprimoramento de suas práticas, participação em concursos e valorização dos cafés que comercializam.

Com iniciativas como essa, o Sistema Faperon/Senar e o Sebrae Rondônia reafirmam seu papel essencial no desenvolvimento sustentável do agronegócio regional, promovendo a excelência na produção de cafés especiais e consolidando Rondônia como uma referência na cafeicultura.