Durante a abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional, realizada em 20 de maio, o presidente Hélio Dias destacou a importância do evento para todos os setores do agronegócio. “A abertura da Rondônia Rural Show Internacional no Parque Tecnológico Vandeci Rack é um reflexo do vigoroso setor agropecuário do nosso estado. Contamos com diversos expositores que oferecem desde insumos e maquinários até crédito rural, e os destaques do evento são os nossos produtores rurais, que expõem seus produtos como resultado de muito trabalho e dedicação no campo”.
De 20 a 25 de maio, o estande do Sistema FAPERON, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Rondônia proporcionou um espaço especial para demonstração e comercialização de produtos. No estande, estiveram presentes parceiros como a Associação das Agroindústrias do Estado de Rondônia, produtores assistidos pela ATeG, a Aprosoja RO, com degustação de um suco à base de soja, a Ceplac, com sua bela lavoura de cacau, e a Comissão Mulheres FAPERON, que criou um loft acolhedor com um painel de fotos e um espaço especial para receber as mulheres do agro.
Ao longo da semana, diversas atividades ocorreram, incluindo a posse da diretoria da Associação das Agroindústrias do Estado de Rondônia, reuniões acadêmicas e encontros dos sindicatos. O ambiente foi pensado para criar um espaço otimizado, promovendo a interação e confraternização entre os produtores.
No dia 24 de maio, a Premiação Destaques ATeG 2024 reconheceu os significativos avanços dos últimos cinco anos, com o atendimento ampliado a uma gama de dez cadeias produtivas por uma equipe robusta de 144 técnicos em campo, assistindo 3.863 produtores em todos os 52 municípios do estado, com a meta de expandir ainda mais até o final deste ano. Durante a premiação, o superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira da Cruz, ressaltou o excepcional trabalho realizado no campo e nos bastidores. “Hoje é o último dia da Rondônia Rural Show, e estamos aqui cumprindo nossa missão de apoiar o produtor rural. Somos vocacionados para o agronegócio, e a presença do SENAR Rondônia reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Elmerson Lira da Cruz.
Os destaques premiados foram:
- Bovinocultura de Corte: Produtor Alysson Ari Dal Toé Matos e Técnico de Campo Leandro Aparecido Garcia Abreu
- Bovinocultura de Leite: Produtor Jessé Maciel de Souza e Técnico de Campo Junior Henrique Moreira
- Agroindústria: Produtor Damião Geraldo de Oliveira e Técnico de Campo Lucimar Costa de Sales
- Piscicultura: Produtor Ademar Luiz Morgam e Técnico de Campo Douglas Guedes Gotardi
- Olericultura: Produtor Creverton de Assis Marquezini e Técnica de Campo Gleice Fernandes Bento
- Avicultura: Produtor Jeovah Pinto de Melo Neto e Técnico de Campo André Felipe Gomes
- Apicultura: Produtor Lucas Rodrigues da Silva e Técnico Jânio Angelo Felix
- Cafeicultura: Produtor Ilson Ratunde e Técnica de Campo Elisangela Oliveira
- Cacauicultura: Produtor Cleison Pereira de Oliveira e Técnico André Gusmão de Jesus
Além dessa premiação, tivemos a 5ª edição do concurso ConQueijo , promovida pelo Governo de Rondônia, onde o produtor Amary Viana Negrine, do município de Teixeirópolis da Agroindústria Quatro Irmãos, assistido pelo técnico de campo do SENAR, Lucimar Costa de Sales, conquistou o 1º lugar na categoria Queijo Coalho e o 2º lugar na categoria Queijo Muçarela.
O sentimento de gratidão foi unânime entre os participantes, ressaltando o compromisso e a dedicação de todos os envolvidos para o sucesso e desenvolvimento do agronegócio em Rondônia.