Recentemente, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SEDEC), lançou o Proampe Agro, um programa de microcrédito durante o Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito. Essa iniciativa visa simplificar as operações de crédito, especialmente para os pequenos produtores rurais que, muitas vezes, enfrentam obstáculos ao crescimento por falta de estímulo.
O Proampe Agro é a simplificação do processo de obtenção de crédito, que não exigirá garantias reais, tais como escrituras públicas, documentos formais, lote urbano rural, bens móveis e imóveis. Essa abordagem simplificada representa um impulso significativo para os pequenos empreendedores rurais, proporcionando-lhes a oportunidade de realizar investimentos em suas propriedades.
Além da desburocratização, o programa vem para facilitar e oferecer condições especiais de crédito, permitindo parcelamentos em seis vezes ao semestre ou em três parcelas anuais, com linhas de crédito acessíveis de até R$ 100 mil. Destaca-se também a taxa de juros extremamente vantajosa, fixada em 0,5% sobre a Selic, e um prazo de pagamento estendido de até 36 meses.
Hélio Dias, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia, ressaltou a importância de conscientizar a comunidade rural sobre o fato de que 15% do crédito rural brasileiro é destinado à agricultura familiar. Ele enfatizou que o Proampe Agro representa um apoio crucial à produção agrícola familiar, contribuindo para a geração de renda e emprego tanto nas áreas rurais quanto urbanas, onde normalmente ocorre a comercialização.
O secretário da Sedec, Sr. Avenilson Trindade, destaca o Proampe Agro como um avanço significativo para os produtores, visando incentivar os negócios dos pequenos produtores, proporcionando condições que fortalecem o agronegócio.
A iniciativa demonstra a importância de apoiar o setor agrícola do estado que vem fomentando a economia, impulsionando o desenvolvimento e tendo um papel fundamental no crescimento do PIB estadual.