Menu fechado

Senar Rondônia implanta duas novas cadeias produtivas, voltadas para grãos (milho e soja) e fruticultura

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR-RO) tem desempenhado um papel crucial na transformação da realidade de muitos agricultores do estado, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Nesta iniciativa, o SENAR irá abrir novas duas cadeias produtivas, a fruticultura e grãos (milho e soja), que não existiam, visando atender a crescente demanda e preparar o Estado para um futuro competitivo. O objetivo é começar a atender mais de 200 produtores nas principais regiões de produção do estado, no início de 2024.

O Programa ATeG trabalha a assistência técnica e práticas de gestão e sustentabilidade com pequenos e médios produtores rurais, pelo período de dois anos. As propriedades participantes recebem visitas mensais do técnico de campo, ao mesmo tempo em que aprimora a capacitação dos técnicos, promovendo melhorias na formação e remuneração baseada no desempenho.

NOVAS CADEIAS PRODUTIVAS

A fruticultura tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, resultando em uma maior necessidade de assistência por parte do SENAR. Agricultores que desejam elevar a produtividade e a rentabilidade de suas propriedades, mas enfrentam dificuldades na gestão profissional de seus negócios, buscam assistência técnica qualificada.

Já a cadeia de produção de grãos em Rondônia está em constante crescimento, de acordo com dados do IBGE, o estado ocupa a 4ª posição em variações positivas nas estimativas de produção no Brasil. Na safra 2022/2023, a área destinada ao cultivo de soja abrangeu incríveis 567 mil hectares, resultando em uma produção total de 2 milhões de toneladas. Além disso, a cultura do milho também teve um desempenho notável, ocupando 385 mil hectares e gerando uma colheita de 1,7 milhão de toneladas. Esses números enfatizam a importância da agricultura de grãos na região e seu impacto significativo na produção agrícola local.

Luíz Maurício dos Santos Leal, gerente da Ateg Rondônia, expressou sua satisfação com o sucesso do programa e destacou o esforço conjunto da equipe do SENAR – Rondônia, das comunidades rurais e dos parceiros para seu contínuo crescimento “A implantação dessas novas cadeias produtivas deve fortalecer ainda mais a produção de grãos e frutas, contribuindo para a criação de empregos e o desenvolvimento econômico do Estado” pontuou.

PROGRAMA ATeG

O Programa ATeG do SENAR foi concebido com a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial, destinada principalmente a produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às tecnologias modernas. A produção assistida é realizada em grupos de produtores selecionados e orientada por metas específicas.

COMO PARTICIPAR?

Os produtores rurais interessados em participar do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR devem entrar em contato com o sindicato rural de sua cidade.