O gerente da Assistência Técnica e Gerencial, Luiz Mauricio, recebeu o diretor da Aprosoja sr. Victor Paiva para as tratativas da nova cadeia de grãos (soja e milho) que em breve será implementada e terá como grande parceiro a Aprosoja Rondônia no atendimento aos pequeno e médios produtores de soja e milho.
Atender a nova cadeia é reconhecer a potencialidade que o nosso Estado tem em relação ao cultivo de grãos. O intuito é iniciar o atendimento de 120 produtores nas principais regiões produtoras do estado no início de 2024.
O superintendente do Senar, Sr. Elmerson Lira, enfatiza que uma nova cadeia de grãos terá um impacto positivo no desenvolvimento dos municípios, como Nova Mamoré, que já está experimentando um crescimento significativo na produção de soja, com diversos produtores investindo nessa cultura. O projeto visa fortalecer ainda mais esse setor e contribuir para o progresso econômico das comunidades envolvidas.
Rondônia é um estado com um solo fértil e clima favorável para a produção de grãos, segundo dados do IBGE, o Estado ocupa o 4° lugar em variações positivas nas estimativas da produção no Brasil.
Na safra 2022/2023, a área destinada ao cultivo de soja abrangeu impressionantes 567 mil hectares, resultando em uma produção total de 2 milhões de toneladas. Além disso, a cultura do milho também desempenhou um papel significativo, ocupando 385 mil hectares e gerando uma colheita de 1,7 milhão de toneladas. Esses números destacam a importância da agricultura desses grãos em nossa região e seu impacto na produção agrícola local.