Na última quarta-feira, dia 13 de setembro, o município de Buritis, foi palco para a cacauicultura. O “Dia de Campo do Cacau” reuniu, produtores rurais e especialistas em um evento promovido pelo SENAR Rondônia em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, EMATER, SEMAGRI e IDARON.
Com a presença de mais de 250 participantes, a iniciativa foi um sucesso. A propriedade escolhida para o evento foi o Sítio São Luiz, propriedade do Sr. Luiz Carlos Lacerda. O local ofereceu um ambiente perfeito para que os visitantes conhecessem de perto todo o processo de cultivo do cacau.
Durante o dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a lavoura da propriedade, onde puderam aprender diretamente com os especialistas sobre as melhores práticas de manejo. As palestras tiveram foco na poda e condução da lavoura, ministrada pelo técnico de campo, César Arcanjo e sobre a colheita e a qualidade do cacau, ministrada pelo técnico de campo, Israel Ricardo.
Além das atividades técnicas, o Dia de Campo também abriu espaço para as agroindústrias regionais e parceiros exporem seus produtos e serviços relacionados ao cacau. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas novidades do setor e até mesmo fazer negócios.
Ao final do evento, houve um animado sorteio de brindes, proporcionando momentos de alegria e celebração entre os presentes. Para o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Helthon Vagno, o “Dia de Campo do Cacau” em Buritis mostrou-se uma iniciativa inovadora para o fortalecimento da produção de cacau na região.
O gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Luiz Maurício, enfatizou em seu discurso a importância dos Dias de Campo que o Senar vem promovendo no Estado para o fomento do agronegócio e estendeu os cumprimentos ao Presidente Hélio Dias e ao Superintendente do Senar, Elmerson Lira que são os mentores dos Dias de Campo.
Com a parceria de diversas entidades e a participação ativa dos produtores rurais, o evento foi um verdadeiro sucesso, reforçando o potencial da produção de cacau em Rondônia e contribuindo para a comunidade agrícola.