Menu fechado

Faperon participa da reunião ordinária do Conselho do Desenvolvimento do Estado de Rondônia – CONDER

 

A Federação da Agricultura de Rondônia – FAPERON participou na última segunda-feira (19) da 82º octogésima segunda reunião ordinária do Conselho do Desenvolvimento do Estado de Rondônia – CONDER, em Porto Velho. A reunião mensal foi promovida pelo Governo de Rondônia, em que foram tratadas de várias demandas e pautas importantes como a concessão do incentivo fiscal tributário às empresas instaladas no Estado.

O Governador Marcos Rocha, juntamente a Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia – Sefin, anunciaram o pacote de benefícios fiscais tem como proposta estimular o crescimento econômico do Estado, por meio de ações que contribuam para o fortalecimento do comércio, a geração de emprego, trabalho e renda reduzindo a carga tributária do ICM’S para vários setores estratégicos da economia, deixando as empresas mais competitivas.

Uma das principais ações e destaque durante a reunião foi sobre o Incentivo tributário para a população extrativista, como a redução do ICM’S na comercialização da polpa do cupuaçu para abrangendo seus subprodutos, tanto no mercado interno quanto nas saídas interestaduais.​

Esses benefícios devem incentivar o crescimento sustentável da indústria agroextrativista, com aumento da competitividade dos produtos de Rondônia antes do Sudeste.

O presidente da FAPERON, Hélio Dias, esteve presente na reunião representando a federação. “Esta redução dos impostos é importante para estimular a produção do cupuaçu e da Castanha do Pará em nosso Estado, principalmente para estimular cada vez mais a produção deste produto. Isto será importante não só com o cupuaçu, mas também para incentivar a competitividade com outras castanhas e seus derivados “, pontuou.

A polpa do cupuaçu e da castanha rondoniense tem sido exportada para outras regiões e países, se configurando como um novo mercado onde estes produtos têm despertado a atenção das agroindústrias e consumidores em geral, como importante instrumento de desenvolvimento da economia agrícola do Estado.

Promover a agroindústria tem sido uma grande meta da Faperon que oferece aos produtores rurais suporte técnico, instruções e auxiliando as famílias que produzem este produto, através de ações de assistência técnica e gestão do SENAR, RO.