Menu fechado

Bovinocultura de corte ganha destaque em Dia de Campo promovido pelo Sistema FAPERON/SENAR

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ji-Paraná e o Sebrae, por meio da parceria Juntos Pelo Agro, promoveu no dia 26 de novembro um Dia de Campo voltado à cadeia produtiva da bovinocultura de corte, na propriedade El Soñador, do produtor Moacir de Matos, localizada na Linha 153, Gleba 1A, Lote 31. A iniciativa reuniu produtores de diversos municípios da região central de Rondônia.

O anfitrião do evento, Moacir de Matos, destacou que está em Rondônia há 14 anos e sempre buscou aprimorar a produção por meio da inovação. “Para ter bom rendimento, o produtor precisa pensar como agropecuarista para melhorar seus rendimentos, produzir um animal de alta qualidade e com alimentação à vontade, para abater com 16 a 18 meses”, afirmou.

Moacir também ressaltou a importância do acompanhamento técnico do SENAR. “Sempre soube lidar com a agricultura, mas a coleta de solo, as orientações especializadas e o apoio técnico fazem toda a diferença. Sou médico, nem sempre tenho tempo de acompanhar tudo de perto, como os preços de adubos, por exemplo. Com esse apoio, consigo conciliar melhor as tarefas”, completou.

O técnico responsável pelo atendimento da propriedade destacou que a assistência técnica é realizada há um ano e meio. Segundo ele, a fazenda já contava com uma fábrica de ração estruturada, porém sem um gerenciamento avançado. “Adaptamos a estrutura para técnicas mais recentes, implementamos novas estratégias de produção de silagem para uso na recria e no semiconfinamento. O produtor tem mente aberta e aceita com facilidade as orientações. Enfrentamos, inclusive, um forte vendaval que danificou algumas estruturas, mas seguimos avançando”, explicou.

A propriedade tem previsão de crescimento e, além do semiconfinamento, pretende intensificar ainda mais o sistema, com foco também no confinamento e na melhoria genética do rebanho. Outro projeto em andamento é a regularização para a comercialização da ração produzida na própria fazenda.

A programação teve início com um café da manhã e a palestra “Da cria à terminação”, ministrada pelo CEO e sócio-fundador da Arantes Nutrição Animal, Tiago Arantes. Na sequência, o gerente comercial da Select Sires, Henrique Siqueira, apresentou a palestra “Genética que dá lucro: como a reprodução planejada muda o resultado da propriedade”. Já o representante da AgroNorte e mestre em Zootecnia, Josmar Almeida, abordou o tema “Gestão de pastagens – a base para uma pecuária competitiva”.

O técnico de campo do SENAR, Guilherme Correia, apresentou os benefícios da produção de silagem como estratégia para garantir alimentação de qualidade ao rebanho ao longo do ano. O proprietário do Laboratório Microvet de Sanidade Animal falou sobre a importância do diagnóstico laboratorial veterinário, enquanto o técnico Pedro Visintin destacou a relevância do gerenciamento eficiente da propriedade rural para o aumento da rentabilidade.

Estiveram presentes no evento o superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ji-Paraná, José Neto; o gerente do Departamento da Assistência Técnica e Gerencial (Dateg), Maurício Leal; o coodernador Leonardo Cabral; o gerente do Sebrae, Desóstenes Nascimento; o secretário de agricultura do município, Marcus Vinicius Cândico; dentre outras autoridades presentes.