Menu fechado

FAPERON sedia inauguração do escritório regional do Agro BR em Rondônia

Porto Velho sediou, na última sexta-feira (5), a inauguração do novo escritório regional do Agro BR, programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), a ApexBrasil e o Sebrae. A unidade vai atender produtores rurais de Rondônia e Acre, com foco em ampliar a inserção do setor produtivo nos mercados internacionais.

O evento, realizado no auditório da FAPERON, reuniu produtores rurais, autoridades e representantes de entidades ligadas ao agronegócio. A mesa de honra contou com a presença do presidente do Sistema FAPERON/Senar, Hélio Dias; do superintendente do Senar Rondônia, Emerson Lira; do superintendente do Sebrae/RO, José Alberto Anisio; da coordenadora de agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares; e do coordenador de promoção comercial internacional da CNA, Rodrigo da Matta.

Todo produtor que tenha um produto com potencial de exportação, independentemente do volume, poderá se inscrever no programa. Após a adesão, ele terá acesso a um curso ou trilha de exportação, que funciona como um passo a passo de aprendizagem sobre como exportar, acessar o mercado comprador, entender as exigências do tipo de produto e preparar tanto itens in natura quanto agroindustriais para atender às demandas internacionais.

Além das falas institucionais, foram apresentadas palestras técnicas que detalharam os serviços oferecidos pelo programa. O gerente do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/RO, Luiz Maurício, destacou os avanços da assistência técnica aos produtores rurais no estado e como esses produtores têm alcançado cada vez mais espaços de destaque em diferentes cenários do agronegócio. A coordenadora de agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, explicou o funcionamento do apoio ao exportador. Já a consultora do Agro BR em Rondônia, Gabriela Krupiski, será a responsável pelo atendimento direto aos produtores da região.

As discussões foram mediadas pelo analista de mercado e ponto focal do programa na FAPERON, Victor Andreoni.

Para o presidente do Sistema FAPERON/Senar, a chegada do Agro BR a Rondônia representa um passo estratégico para diversificar e ampliar os canais de comercialização. “Rondônia tem grande potencial com mel, cacau, café, leite, frutas tropicais e diversos produtos agroindustriais de qualidade. Mas é preciso preparar os produtores e criar mecanismos de comercialização que reduzam a dependência dos atravessadores. O Agro BR vem para fortalecer esse caminho”, afirmou Hélio Dias.

Rodrigo da Matta ressaltou que o programa foi pensado especialmente para pequenos e médios produtores. “Queremos desmistificar a exportação. No Agro BR, o produtor recebe suporte completo, até mesmo intérprete e tradução. A língua não será um obstáculo para aproveitar as oportunidades do mercado internacional”, disse.

O programa oferece gratuitamente treinamentos, rodadas de negócios internacionais, elaboração de portfólios em cinco idiomas, participação em feiras e missões no exterior, além de acesso a uma rede de networking global. O Agro BR também conta com um agente digital disponível 24 horas para orientar os produtores em todas as etapas da exportação.

Produtores interessados em participar podem procurar a consultora do Agro BR que atende Rondônia e Acre, Gabriela Krupiski, pelo telefone (69) 98437-5488 ou pelo e-mail [email protected].