O Sistema FAPERON/SENAR celebra a conquista de Rondônia no cenário nacional das novas lideranças do agronegócio, com o reconhecimento de Darlan Alves entre os 10 destaques nacionais da 6ª edição do programa CNA Jovem, cujo resultado foi anunciado no último domingo (7), em Brasília.
A final reuniu 62 jovens de todo o Brasil, selecionados após uma jornada que começou com mais de 3.700 inscritos, passando por etapas estaduais e nacionais. Darlan representou Rondônia, destacando-se pelas competências demonstradas ao longo do programa e pelas soluções inovadoras apresentadas.
Em depoimento, Darlan destacou a importância da vivência proporcionada pelo CNA Jovem.
“A experiência foi única e marcante. Tivemos várias capacitações estaduais que nos prepararam muito. Meu trabalho propôs uma solução de unificação entre produtores rurais de café, para fortalecer a cafeicultura do nosso estado, valorizar o produto e acessar o mercado exterior. Me sinto com o dever cumprido e muito feliz por poder contribuir com Rondônia”, afirmou.

Quem também chegou à fase nacional foi Samir Borges, do município de Cacoal, que participou de todas as etapas do processo seletivo. Para ele, a experiência representou um propósito de vida conectado ao desenvolvimento do agro.
“Foi um enorme prazer representar o município de Cacoal e mostrar as nossas potencialidades para resolver problemas que são de âmbito nacional, além de levar o nome do nosso estado. É muito bom poder conectar o nosso propósito de vida com o propósito da instituição. Me sinto muito lisonjeado por poder contribuir com as problemáticas do dia a dia do produtor rural. Estou muito feliz”, ressaltou.

Para Victor Andreoni, analista da FAPERON, o resultado confirma o alto nível dos representantes rondonienses. “É com muita alegria que recebemos a notícia do vencedor representando Rondônia. Pude acompanhar de perto o trabalho deles, o empenho e a dedicação. O Darlan apresentou um trabalho muito bem construído, soube ouvir, prestar atenção nas dores dos produtores rurais de Rondônia e conseguiu desenvolver um projeto que realmente pode trazer desenvolvimento econômico para o estado”, destacou.
Ao todo, jovens de 10 estados brasileiros foram reconhecidos nesta edição: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia e Santa Catarina. Os projetos abordaram temas estratégicos para o setor, como piscicultura nas escolas, cadeias produtivas do cacau, suinocultura e extensão agrotécnica.

O CNA Jovem é considerado uma das principais iniciativas do país voltadas à formação de novas lideranças do agronegócio, promovendo capacitação técnica, visão empreendedora e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor.
Para o superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, o destaque de Rondônia na final nacional reforça o potencial da juventude rural e o compromisso da instituição com a formação de líderes preparados para transformar o agro rondoniense e brasileiro.