Menu fechado

Reconhecimento no campo: Sistema FAPERON/SENAR visita produtores finalistas em concurso nacional de cacau

O Sistema FAPERON/SENAR realizou, nesta semana, uma visita institucional ao produtor rural Gilmar Lúcio da Silva, finalista do VII Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, uma das mais importantes vitrines da cacauicultura brasileira. A ação teve como objetivo parabenizar o produtor pela conquista e destacar o protagonismo dos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Rondônia, que vêm colocando o estado em evidência no cenário nacional da produção de cacau de qualidade.

A cerimônia oficial de premiação acontece no próximo dia 6 de dezembro, em Cacoal (RO), mas o reconhecimento ao produtor começou antes. Esta foi a segunda visita institucional realizada ao finalista, que concorre na categoria Varietal – OS1319.

Na oportunidade, o superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, entregou uma placa de reconhecimento ao produtor pela classificação no concurso nacional. “Essa conquista já representa uma grande vitória. Desejamos muito sucesso ao Gilmar e estamos na torcida para vê-lo no pódio, representando Jaru e todo o nosso estado”, destacou.

Emocionado, o produtor Gilmar Lúcio da Silva agradeceu o apoio recebido por meio da Assistência Técnica do Senar. “Aprendi muito com a ATeG e hoje consigo produzir com mais qualidade. Sou muito grato por todo o acompanhamento”, afirmou.

Durante a visita, também foi entregue uma homenagem ao presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaru, Salvador Messias Penga, um dos fundadores do Sistema FAPERON/SENAR, em reconhecimento à sua incansável dedicação e inestimável contribuição ao desenvolvimento do setor produtivo rural.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaru, Salvador Messias Penga, também destacou a força e a dedicação do produtor. “Para mim, ele já é um campeão, porque mesmo diante das dificuldades consegue extrair o melhor do cacau. Isso fortalece toda a cadeia produtiva. Agradeço ao superintendente Elmerson pelo trabalho dedicado a Jaru e por essa honrosa homenagem”, declarou.

O senhor Roberto, presente na agenda, destacou a importância da união entre o Sindicato e o Sistema FAPERON/SENAR para o fortalecimento do produtor rural. “Ficamos muito felizes em ver um produtor de Jaru representando nosso município em uma competição nacional tão importante”, afirmou.

O secretário executivo de Agronegócio e Meio Ambiente, David Cortes Leonel, também parabenizou o produtor. “Sabemos que a produção de cacau exige dedicação e perseverança. Tudo começa na vontade do produtor. Estamos na torcida e queremos, em parceria com o Senar, incentivar ainda mais essa atividade”, pontuou.

O produtor é atendido pelo técnico de campo Eduardo Spirotto, com supervisão de André Gusmão. Para o gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Rondônia, Luiz Maurício, o destaque é reflexo de muito trabalho. “Esse é o resultado de quem ama o que faz, está sempre buscando se aperfeiçoar e trabalha em conjunto com o técnico”, ressaltou.

Ao final da visita, o superintendente Elmerson Lira reforçou a importância das parcerias locais. “Hoje Jaru conta com um sindicato atuante e uma prefeitura parceira. Parabenizamos o presidente Salvador por buscar tantas parcerias que fortalecem o produtor e impulsionam o desenvolvimento rural do município”, concluiu.