O Sistema FAPERON/SENAR deu início, em Rondônia, a uma série de visitas técnicas aos produtores de cacau que se destacaram no VII Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, uma das mais importantes vitrines da cacauicultura brasileira. A ação tem como objetivo parabenizar os finalistas e destacar o protagonismo dos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Rondônia, que vêm colocando o estado no mapa da produção de cacau de qualidade.
A cerimônia oficial de premiação do concurso acontece no próximo dia 6 de dezembro, em Cacoal (RO), mas o reconhecimento começou antes. A primeira visita foi realizada no município de Nova União, na propriedade Duas Oliveiras, do produtor Eleazar Pereira de Souza, finalista nas categorias Varietal – CCN51 e Blend.
Durante a visita, o superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira da Cruz, percorreu a lavoura e conheceu também a fábrica de chocolates da marca Duas Oliveiras, onde toda a produção é beneficiada pela própria família.

“Para o Sistema FAPERON/SENAR, é um orgulho ver produtores atendidos pela Assistência Técnica se destacando em um concurso nacional. Isso comprova que, quando a orientação técnica chega ao campo, os resultados aparecem. Rondônia é gigante em qualidade. Nosso compromisso é seguir apoiando, capacitando e fortalecendo quem faz o agro acontecer”, destacou Elmerson Lira.
O produtor Eleazar comemorou: “É muito gratificante chegar até aqui. Só tenho a agradecer à minha família e aos técnicos do Senar. Se alcançamos o objetivo de estar entre os dez classificados nas duas categorias, é graças a esses profissionais. Estou muito feliz”.
A filha do produtor, Elis Regina, reconheceu a parceria do técnico que atende a propriedade, Cezar Arcanjo. “Esse é o reconhecimento de um trabalho feito com cuidado, com responsabilidade. Ter o apoio das pessoas e, principalmente, do nosso técnico Cézar, é muito gratificante”, afirmou.
Para a esposa, Márcia, a conquista representa também a força da união familiar. “Fico muito feliz em ver a nossa família unida, trabalhando junta em prol da produção de cacau”, disse.

De acordo com o supervisor de campo do Senar, André Gusmão, o trabalho técnico tem sido determinante para o destaque de Rondônia em nível nacional. “Hoje, praticamente todos os concursos nacionais contam com quatro ou cinco amostras do nosso estado. Isso só é possível porque as famílias se empenham em seguir as orientações técnicas”, ressaltou.
Mesmo produzindo menos de 2% do cacau nacional, Rondônia vem conquistando espaço pela qualidade. Para o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Rondônia, Luiz Maurício, o resultado é fruto de planejamento e profissionalização.“A propriedade tem muitas plantas recuperadas, mas com diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica e capacitações profissionais, observamos que ela segue um caminho de prosperidade. Entre milhares de amêndoas do Brasil, a deles está entre as melhores. Isso é resultado do esforço de toda a família”, destacou.
As visitas devem continuar em outros municípios nos próximos dias, reforçando o compromisso do Sistema FAPERON/SENAR com o fortalecimento da cacauicultura rondoniense, a valorização dos produtores e o reconhecimento de que o trabalho no campo, quando aliado à técnica, gera resultados que ultrapassam fronteiras.