O Sistema FAPERON/Senar realiza em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no próximo dia 19 de setembro, em Porto Velho (RO), o terceiro evento regional para debater a reforma tributária e os impactos para os produtores rurais.
O evento acontecerá na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e contará com apoio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RO). O encontro será voltado para representantes da região Norte (acesse aqui para fazer a inscrição).
Um dos objetivos do encontro é orientar produtores, sindicatos rurais e contadores para a importância das novas regras de emissão da nota fiscal eletrônica. O sistema entra em vigor em janeiro de 2026, já com a inclusão do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substituirão os atuais impostos federais, estaduais e municipais.
A abertura começa às 9h30, com as presenças do presidente da Federação, Hélio Dias, o secretário adjunto de Finanças, Franco Maegaki Ono, e o presidente do CRC-RO, Jair Genor Bevilaqua.
Em seguida, haverá dois painéis. O primeiro terá como tema “Desafios da transição para o Agronegócio”, com a participação do coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, e da contadora Elíbia Paola da Silva Ferreira, representante do CRC.
O segundo painel abordará o tema “Cidadania Rural e Gestão Tributária no Agronegócio”. Os painelistas serão o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, e o auditor fiscal da Sefin-RO, Amarildo Ibiapina Alvarenga.
O evento também terá transmissão no YouTube.
