O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-feira (27), durante o Dia de Campo da Cacauicultura. O evento foi realizado na propriedade Sonho Meu, do produtor Valdir Silva, e reuniu mais de 300 produtores rurais.
A cerimônia contou com a presença do superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira da Cruz; do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano; do prefeito de Buritis, Valtair Fritz; do presidente da Câmara Municipal, Renato Leitão, vereadores locais, além de representantes da SEAGRI, EMATER, CEPLAC, IDARON, Embrapa, CACAURON e da Escola do Chocolate.
O programa “Saúde no Campo”, é uma iniciativa inovadora que, nesta fase piloto, atenderá produtores rurais e suas famílias nos municípios de Buritis, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Cacaulândia e Ariquemes. A proposta é promover saúde preventiva diretamente nas propriedades rurais, por meio de visitas domiciliares, ações educativas e apoio por telessaúde.
“O produtor rural trabalha com muito esforço físico e, muitas vezes, não encontra tempo para cuidar da própria saúde. Por isso, esse programa representa um passo importante para levar o cuidado até onde ele está”, afirmou Helthon Vagno, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Buritis.
A enfermeira e supervisora do programa, Ágda Lopes, destacou que 15 técnicos de saúde já atuam em campo, realizando visitas periódicas às famílias rurais com foco no autocuidado, prevenção de doenças e diagnóstico precoce.
Durante o lançamento, o superintendente do SENAR, Elmerson Lira, destacou que o programa foi cuidadosamente planejado e implantado em uma microrregião com baixo IDH como projeto piloto. “A partir dessa experiência, pretendemos expandir o programa para outras regiões de Rondônia, sempre com base em uma política de austeridade e compromisso com os produtores, como tem sido a orientação do presidente Hélio Dias”, afirmou.
O vice-governador Sérgio Gonçalves elogiou o trabalho do SENAR e destacou sua importância para o desenvolvimento rural de Rondônia. Já o deputado estadual Alex Redano afirmou estar impressionado com os resultados da ATeG em Buritis e aproveitou o evento para entregar equipamentos aos produtores rurais.
Dia de Campo da Cacauicultura
Além do lançamento do programa, o evento contou com uma programação técnica voltada para o fortalecimento da cadeia produtiva da cacauicultura. Técnicos do SENAR Rondônia ministraram palestras práticas sobre controle de pragas e doenças, manejo de irrigação, colheita e beneficiamento do cacau. As capacitações foram conduzidas pelos técnicos Jessica Crepaldi, Leonardo Sperotto e William Neimog, sob a supervisão de Jocélia Gonçalves.
O Sebrae Rondônia, por meio do programa “Juntos pelo Agro”, também marcou presença com a analista de negócios Marcileide Zirondi, reforçando a parceria estratégica entre as instituições para fomentar o empreendedorismo rural e impulsionar o agronegócio em Rondônia.
Ao final do evento, foram sorteados brindes aos produtores presentes e realizada uma exposição de produtos derivados do cacau, demonstrando a versatilidade e o potencial da cultura para a economia local.