O Sistema FAPERON/Senar, em parceria com sindicatos rurais, está fortalecendo a cadeia produtiva do cacau no estado por meio do Projeto Fomenta Cacau, que tem como meta produzir 1 milhão de mudas de cacau por ano. Em Vale do Anari, a iniciativa já avança com a implantação de um viveiro comunitário de cacau clonal, responsável pela produção de 60 mil mudas, que beneficiarão 60 produtores rurais da região.
Além de Vale do Anari, o projeto conta com a adesão de 16 prefeituras municipais e sindicatos de produtores rurais que firmaram acordos de cooperação técnica para implantação de viveiros comunitários e produção de mudas em diversas regiões do estado.
Durante a visita ao viveiro comunitário, estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vale do Anari, Jozimar Pacheco dos Santos; o secretário de Agricultura, Izuir Alberton; o produtor beneficiário Nivaldo Panizi; e a supervisora da ATeG, Jocélia Gonçalves da Silva.
O secretário de Agricultura do município, Izuir Alberton, destacou a importância do projeto para o futuro da produção rural local. “Acredito que daqui quatro ou cinco anos teremos resultados expressivos no nosso município. Essa ação está abrindo portas para um novo ciclo de desenvolvimento”, avaliou.
Já a supervisora de campo da ATeG, Jocélia Gonçalves, ressaltou que os 60 produtores que participam da implantação do viveiro comunitário serão acompanhados ao longo de todo o processo. “Esses produtores serão os futuros atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Rondônia. Antes de receberem as mudas para o plantio em campo, passam por uma consultoria completa para garantir que cheguem ao estágio ideal de produção, com qualidade e eficiência”, explicou.
O produtor rural Nivaldo Panizi, que participa da iniciativa, reforçou a importância da oportunidade. “Eu, como produtor, quero abraçar essa chance e fazer parte desse crescimento. Só tenho a agradecer por todo o apoio que estamos recebendo”, declarou.
PROJETO FOMENTA CACAU
O projeto tem como objetivo estimular a cultura do cacau, incentivar a produção de mudas clonais e promover o desenvolvimento de lavouras mais produtivas e resistentes a doenças, ampliando a competitividade da cacauicultura rondoniense. Além disso, busca recuperar áreas degradadas com práticas agrícolas sustentáveis e de baixo impacto ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico e a diversificação da produção agrícola no estado.
Os produtores participantes do programa recebem um kit completo de insumos, incluindo sacolinhas de polietileno, adubos, regador, telas sombrites, sementes de cacau, materiais para enxertia de mudas, material genético, hastes e adubo para plantio em cova. Também recebem capacitação técnica especializada, desde a produção das mudas até a condução da cultura em campo.
Com foco na sustentabilidade e geração de renda, o Projeto Fomenta Cacau do Sistema FAPERON/Senar Rondônia, é estratégia para fortalecer a cadeia produtiva do cacau no estado, promovendo inovação no campo, desenvolvimento local e práticas agrícolas mais responsáveis.