Menu fechado

Sistema FAPERON/SENAR participa da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Porto Velho

O Sistema FAPERON/SENAR marcou presença, nesta sexta-feira (26), na etapa regional da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Madeira Mamoré, realizada na sede do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho. O encontro reuniu agricultores, lideranças comunitárias e entidades do setor com o objetivo de debater soluções que fortaleçam o campo, protejam a floresta e melhorem a qualidade de vida das famílias rurais.

O presidente do Sistema FAPERON/SENAR, Hélio Dias, integrou a mesa de honra da abertura, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e a valorização do produtor rural. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e superintendencia do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), segue até este sábado (27).

Entre os principais temas discutidos estiveram o fortalecimento das práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, a autonomia econômica das mulheres rurais, a emancipação das juventudes e a sucessão rural.

Durante a conferência, o Ministério de Desenvolvimento Agrário anunciou a habilitação do município de Porto Velho para emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que identifica o agricultor familiar e garante acesso a serviços e políticas públicas oferecidas pelo governo. Atualmente, a capital conta com 27 políticas de fomento voltadas aos agricultores que possuem até 240 hectares ou 100 alqueires de terra.

Em Rondônia, 52 municípios têm mais de 70% de suas propriedades classificadas como agricultura familiar, abaixo de quatro módulos fiscais. Hoje, 52.868 famílias já possuem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), de um total estimado em 91 mil famílias aptas a emitir o documento e, assim, ter prioridade no acesso a políticas públicas e linhas de crédito voltadas ao setor rural.

O Sistema FAPERON/SENAR, em conjunto com os 37 Sindicatos de Produtores Rurais presentes nos municípios rondonienses, atua de forma contínua para fortalecer a agricultura familiar, promovendo a melhoria da renda e da qualidade de vida no campo.